O MENSAGEIRO - 04/2024 - Sociedade Araraquarense de Estudos Espíritas Allan Kardec (Ranchinho) completa 47 anos

Índice de Artigos

 foto1

 Sociedade Araraquarense de Estudos Espíritas Allan Kardec (Ranchinho) completa 47 anos

            Por volta de 1976 o Sr. Alexandre Barbosa Jr teve a inspirada ideia de transformar, grande parte de uma chácara que possuía, em nosso querido Ranchinho. Tudo foi feito com o aval e total apoio de sua esposa, dona Zoraide. Assim, aos três dias do mês de abril de 1977, às 16h reuniram-se, com o propósito de formalizar a fundação da  SOCIEDADE ARARAQUARENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS “ALLAN KARDEC”, os sócios fundadores: Zoraide Bolzani Barbosa, Alexandre Soares Barbosa Neto, Marisa Barbosa Velosa, Saulo Tarso Barbosa, Zoraide Barbosa Zanetta, Hélcio Zanetta, Maria Luiza de Souza Ramalho, Marcos de Souza Ramalho, Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira, Doraci Maria Paro Ferreira, Maria Jafelice, Flávio Thomaz de Aquino, Odair Lopes Costa, Ayrton Bizelli, Celso D´Avila Portrunelli, e Wagner Portrunelli.

            O entusiasmo e a vontade de ajudar o próximo permearam a fundação do Centro, Sr. Barbosa tinha grande preocupação com a questão doutrinária e Sra. Zoraide tinha os pensamentos voltados à necessidade de se educar crianças. De acordo com os ideais do grupo foram definidos os propósitos gerais da Sociedade, sintetizados no lema: “Estudo, Meditação e Trabalho”.

Os trabalhos iniciais eram constituídos de um lar de velhinhos “Lar Cruz Branca José Witzel Machado” o qual abrigava idosos carentes, realizando todos os tipos de cuidados. Também já havia um estudo com crianças carentes, o “Recanto Infantil Selene” o qual as ensinava os ideais da Doutrina. Era realizado todo tipo de trabalho desde entrega de sopas refeições, cestas básicas e comemorações de todos os tipos com as crianças.

Em 12 de abril de 1983, Sr. Barbosa e seus colaboradores encaminharam ao Digníssimo Prefeito Municipal, Sr. Clodoaldo Medina, ofício solicitando a autorização para instalar a "Banca do Livro Espírita Cristão Allan Kardec", na praça da Câmara Municipal, tendo por objetivo a difusão da Doutrina Espírita, sendo esta aprovada pelo poder publico e entrando em funcionamento em outubro de 1983, e, em 23 de março de 1985, passou a ser administrada pela USE Araraquara, a qual funciona até os dias de hoje.

Hoje, contamos com os esforços de diversos dedicados colaboradores, a Sociedade é uma entidade que presta assistência semanal a crianças e adultos, através de trabalho educacional prestado por voluntários, além de palestras, tratamento espiritual e grupos de estudos.

O Ranchinho Possui atividades de Segunda a Sábado presenciais tal qual era antes da pandemia incluindo as aulas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação no “Centro de Educação Integral Ranchinho”, onde, diariamente, cerca de 240 crianças tem tido acesso a nosso espaço realizando aulas de música, artes, botânica, interação com a natureza e demais atividades complementares ao currículo oficial do MEC.

No ultimo dia 03/04/2024 então muito alegremente comemoramos e agradecemos a Deus os 47 anos de fundação de nosso Ranchinho com uma palestra proferida pela Presidente da USE Sr Marcia Toledo Pinto

Com alegria vemos hoje que nosso querido Ranchinho vem humildemente  seguindo no caminho que objetivou sua fundação e esperamos fazer jus a todas as bênçãos e inspirações vindas do Alto.

 

Aguardamos a visita de todos  !!

 

Fraternal  abraço!!

 

DIRETORIA EXECUTIVA SAEE ALLAN KARDEC (RANCHINHO)

 

 atividades

 

foto2

 

        foto7

          

 foto5

 

 foto4

  

foto-6