O MENSAGEIRO - 04/2024 - Prevenções da Doutrina Espírita Contra Desequilíbrios - Rubens Araujo - 04/2024

Índice de Artigos

 rubens  

Prevenções da Doutrina Espírita Contra Desequilíbrios - Rubens Araujo

A Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec no século XIX, apresenta uma visão holística do ser humano, integrando aspectos físicos, emocionais e espirituais. A Doutrina Espírita nos alerta que muitos desequilíbrios têm suas raízes em causas espirituais, bem como na atual existência e por isso, oferece práticas preventivas e curativas que visam o bem-estar integral.

Jesus, o Psicoterapeuta incomum, asseverou: Tudo é possível aquele que crê (Marcos: 9:23).

Vigilância do Pensamento - A Doutrina enfatiza a importância da vigilância dos próprios pensamentos. Pensamentos negativos podem atrair influências espirituais desarmônicas, enquanto pensamentos positivos e construtivos promovem a sintonia com espíritos elevados. No Livro dos Espíritos, precisamente na questão de número 459, Allan Kardec questionou os Espíritos: - Os Espíritos influem sobre nossos pensamentos e as nossas ações? – Tendo como resposta: - A esse respeito sua influência é maior do que credes porque, frequentemente, são eles que vos dirigem.

Conduta Moral Reta - Uma vida pautada em valores morais elevados é essencial para a saúde espiritual. A prática do bem e a honestidade nas ações cotidianas contribuem para a harmonia interior e a proteção contra influências negativas.

Reforma Íntima - A reforma íntima é o processo de autoconhecimento e transformação pessoal. Reconhecer e trabalhar as próprias imperfeições é fundamental para o progresso espiritual e o equilíbrio emocional.

Prece e Meditação - A prece é uma ferramenta poderosa para o equilíbrio e a conexão com Deus. A meditação e a prece sincera trazem conforto, clareza mental e auxílio espiritual. Portanto, a prece e o cultivo dos pensamentos dignificadores são o coroamento do processo curativo para o encontro da saúde e da paz.

Estudo e Educação - O estudo das obras espíritas e a educação moral são incentivos poderosos como meios de compreender as leis da vida e aplicá-las para o crescimento pessoal. Em geral as leituras edificantes propiciadoras de renovação mental e emocional, constituem valiosos recursos psicoterapêuticos ao alcance de todos.

Trabalho no Bem - O trabalho voluntário espontâneo e o auxílio ao próximo são práticas que contribuem para a saúde espiritual, promovendo alegria e satisfação interior.

Terapia Espírita - Para casos de desequilíbrio mais graves, a Doutrina Espírita recomenda a aplicação da bioenergia por meio dos passes e da água fluidificada que restauram o campo vibratório e revitalizam as células.

Conclusão - As práticas preventivas da Doutrina Espírita visam promover o equilíbrio e a saúde espiritual, promovendo alegria e satisfação interior. Lembrando que a grande terapia para todos os tipos de problemas que nos afligem é o amor. O amor em si mesmo, ao seu próximo e a Deus.

A crença na vida futura, por consequência, na imortalidade do Espírito e na sua destinação gloriosa, constitui a mais adequada autoterapia preventiva em relação aos desequilíbrios do momento, tais como: medo, ressentimento, culpa, ansiedade, violência, vazio existencial, estresse, fobias e depressão, bem como para sua superação, lembrando que a dificuldade de hoje é o preludio da conquista amanhã.

Desse modo, a fé no futuro acalma as aflições momentâneas sem o apoio do conformismo doentio, porém, proporcionando a coragem para vencer os impositivos perturbadores da atualidade.