Administrar a Vida - Arlett R. Celli Matheus - 02/2024

 god-christian-faith-collage 

Neio Lúcio, em JESUS NO LAR, psicografia de Chico Xavier, nos transporta para as reuniões na casa de Simão Pedro, no “círculo mais íntimo dos apóstolos e seguidores da primeira hora”, atentos às singelas  estórias de Jesus que revelam a  incapacidade do homem em valorizar os “DONS”, os bens que recebe  e a falta de habilidade para   gerenciar situações com coragem  e bom senso.

Em “O DOM ESQUECIDO”, Néio Lúcio narra a oportunidade que um homem teve de acercar-se do “ANJO  DISPENSADOR  DOS DONS  DIVINOS”.

Pede-lhe então a benção da MOCIDADE.

Atendido, logo se apercebe das dificuldades dessa fase de vida; reconhece que “a juventude poderia ser força e beleza”, mas significava também “inexperiência, fragilidade espiritual...”

Resolveu então solicitar RIQUEZA ao Doador Sublime.

Por longo tempo gozou da abastança, mas “reparou que dispor de grandes patrimônios tinha o inconveniente de despertar a inveja maligna de muitos”

Após um tempo, cansado da laboriosa defesa de seus bens, decidiu solicitar ao ANJO outro dom, a LIBERDADE.

Mais uma vez atendido, sentiu-se livre por pouco tempo. Logo se viu “defrontado por cruéis demônios invisíveis que lhe perturbaram a caminhada” envolvendo-o em tentações e inquietações.

Em permanente conflito, nosso personagem solicita ao Celeste Dispensador, O PODER.

Revestido de autoridade, percebeu também as dificuldades  de usufruir esse DOM. Sentiu que “o mando gera ódio e revolta nos corações preguiçosos e incompreensíveis e viu-se logo atormentado pelos estiletes ocultos da indisciplina e da discórdia”

Insatisfeito, faz novo pedido ao Benfeitor, implora-lhe a INTELIGÊNCIA.

Aquinhoado com a condição de cientista e homem de letras, mais uma vez sentiu-se infeliz, perdeu a paz que desfrutava...Compreendeu ser-lhe impossível passar a realidade que sua lucidez mental proporcionava” e buscou o recurso de enfeitar a verdade para poder torná-la mais suave.

Achou então que no MATRIMÔNIO FELIZ é que poderia finalmente encontrar-se.

Atendido pelo Anjo, “sentiu-se feliz no ninho doméstico” até o dia que a morte levou a companheira querida.

Angustiado, procurou o Ministro Do Eterno, afirmando que se equivocara mais uma vez e suplicou-lhe a GRAÇA DA SAÚDE.

Atendido, sentiu-se bem, até atingir o tempo da velhice com seus desgastes e modificações físicas. Alquebrado, sem ânimo, é então procurado pelo Anjo Amigo que lhe pergunta que novo DOM pretendia. “O infeliz declarou-se em falência, nada mais havia a pleitear”

O Glorioso Mensageiro, explicou então “ao candidato à felicidade, que ele se esquecera do maior de todos os DONS que pode sustentar um homem no mundo, o DOM DA CORAGEM que produz entusiasmo e bom ânimo para o serviço indispensável de cada dia”

Conta Néio Lúcio que JESUS interrompeu-se por alguns minutos e sorrindo ante a pequena assembleia, rematou:

-“Formosa é a MOCIDADE, agradável é a FORTUNA, admirável é a LIBERDADE, brilhante é o PODER, respeitável é a INTELIGENCIA, santo é o CASAMENTO,  bendita é a SAÚDE, mas se o homem não possui CORAGEM para sobrepor-se aos bens e males da vida humana, a fim de aprender e consolidar-se no caminho para Deus, de pouca utilidade são os DONS TEMPORÁRIOS  na experiência transitória”

Nesse momento,  tomou  Jesus ao colo um dos meninos presentes, indicou-lhe o firmamento estrelado, como a dizer que somente no ALTO as criaturas encontrariam a  felicidade perene.

No Dicionário, entre outros  significados para DOM, destacamos: atributos naturais,  merecimento ,  privilégio.

Em contrapartida, a DOUTRINA  ESPÍRITA, revela que dons referem-se a conquistas, a méritos, anula privilégios. Revela que os espíritos, criados simples e ignorantes, todos iguais, todos dotados de grande  potencial a desenvolver, se diferenciam ao longo das vidas sucessivas, pelos esforços individuais. Enquanto uns aproveitam todas as oportunidades para desenvolver esse potencial, outros as negligenciam. L.E.-55

Nada é gratuito  em nossa vida, não existe milagres, existe trabalho e conquista.

O medalhista recebe a honra do pódium, como resultado de sua dedicação ao esporte e disciplina rígida de trabalho.

O concertista, que nos encanta com a excelência de seus instrumentos, representa a superação de todas as dificuldades para estar ali; muitas horas de estudo, renúncia a outros lazeres para apresentar-se ao público.

O cientista, deve seu conhecimento a rígido programa de estudos, de pesquisas. Graças a essa dedicação presenteia a humanidade com suas descobertas.

O homem culto é o que  dedicou-se à leitura e ao  estudo.

O homem virtuoso, cultivou os bens do espírito, vigiou seus comportamentos, desenvolveu o amor em seu coração.

Todas estas situações diferenciadas resultam do empenho, do trabalho.

As crianças precoces com desempenho que não é próprio da sua faixa de idade, (pianistas, pintores, matemáticos, maestros de 3, 4 anos de idade) estão apenas revelando o acervo conquistado no decorrer de  vidas anteriores.    

Tudo o que somos é resultado da dedicação, boa vontade, trabalho.

“O Homem traz ao nascer aquilo que adquiriu. Ele nasce exatamente como se fez. Cada existência é para ele um novo ponto de partida”.  E.S.E. - Cap. V –item 11

Cada período de vida, encerra experiências de aprendizado e crescimento.

A consciência  das vidas que se sucedem, da  continuidade do crescimento, do aprimoramento daquilo que já se alcançou e oportunidades de novas conquistas, levaria o homem a superar-se sempre,  afastaria a inveja, despertaria o esforço para superar-se. Afastaria a ideia de que uns foram privilegiados e outros esquecidos.

Em O DOM ESQUECIDO encontramos magnífica mensagem:

-cada situação de vida é dialética, tem seus pontos altos e baixos, devendo ser vivida com alegria, com disposição para usufruir toda experiência, toda beleza, todo aprendizado pertinente;

-temos todos o dever e a capacidade para enfrentar com coragem os desafios inerentes a cada situação.

-a realidade da  transitoriedade da vida terrena. 

A VIDA é realmente  um DOM DIVINO  que a bondade do CRIADOR nos concedeu, nos capacitando a encaminhá-la a favor do nosso crescimento e da nossa felicidade. Para isso nos doou o talento da CORAGEM para enfrentar os desafios e também  o amparo constante dos espíritos protetores.

Fomos preparados pelo CRIADOR, PARA VENCER AS DIFICULDADES, colocadas em nosso caminho didaticamente programadas para nosso aprendizado.

No entanto, é comum  nos envolvermos com a insatisfação, a revolta ou a lamentação improdutiva, assim como o personagem insatisfeito,  sempre à procura de novos dons.

Emmanuel diz que as palavras do Mestre extrapolaram  o “círculo íntimo dos apóstolos e seguidores da primeira hora” e que  o “domicílio de Simeão se transformou no mundo inteiro” .

Ao Dispensador Celeste, no contato silencioso da Oração, não nos esqueçamos de solicitar a coragem  para vencermos  nossas tibiezas nos momentos difíceis que permeiam o nosso caminhar. Reconfortemo-nos nesta proteção sempre presente sem nos esquecermos de fazer a nossa parte.

Agradeçamos e louvemos a Jesus e ao Pai Celestial pela benção da vida e pelos talentos com que fomos dotados.