Como Encontrar a Paz - Nilza V. Mello - 01/2024

 

 pag-2-01-2024

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco de Assis, fundador da Ordem Monástica dos Franciscanos, nasceu na Itália, em Assis, em 1.182 e desencarnou em 1.226. Deixou-nos uma maravilhosa prece. Através dela,  Francisco nos mostra que ele tinha consciência  de como devia ser para se tornar um instrumento de paz.

Isso nos conduz a uma reflexão sobre como podemos promover a nossa.

E a resposta o próprio Francisco de Assis nos aponta em sua oração.

Semeando amor a todas as criaturas: combatendo o ódio, não alimentando rancor, nem desejo de vingança, perdoando todas as ofensas a todos os inimigos, sendo indulgentes para com as fraquezas alheias, lembrando-nos do que falou Jesus aos judeus, quando eles iam atirar a pedra na mulher adúltera.

Importante sermos sempre fiéis a Deus, observando Suas leis, divulgando-as com palavras e atos, ajudando os nossos semelhantes a percebê-Lo através das provas de Sua existência e através da confiança que Nele depositamos, contribuindo para que a fé também chegue aos corações dos aflitos.

Glorificar o Pai pela extensão de sua grandeza é mostrar que é muito importante sermos mansos e humildes de coração para estarmos sempre em sintonia com Ele.

Ter fé no futuro: quem tem fé no futuro nunca perde a esperança. Mudar de nível de consciência, de paradigma, deixando de ser materialista e valorizar as coisas espirituais é o que devemos fazer. Dessa forma não caímos no desespero, tornando-nos mais resignados diante das vicissitudes da vida, acreditando que, no futuro, todos seremos felizes. É preciso confiar na infinita bondade de Deus e na Sua sabedoria.

Devemos agir sempre com justiça e caridade, não tendo preconceitos, nem de raça, credo, gênero, nível social, aceitando as diferenças, convivendo com alteridade, respeitando o  semelhante, não desprezando quem quer que seja.

Levando a Luz, o conhecimento aos nossos irmãos, vamos ajudá-los a sair da ignorância,  conduzi-los à reflexão, ao autoconhecimento e à autoiluminção.

Estimular sempre a união, a concórdia entre todos, nunca a discórdia, para que possamos estimular entre os homens a fraternidade.

Promover a alegria onde haja tristeza: secar as lágrimas dos que sofrem, através da caridade material e moral. A Doutrina Espírita está sempre nos lembrando que “Fora da Caridade não há Salvação”.

A prece de Francisco de Assis nos mostra que a verdadeira caridade deve ser feita com esquecimento  de si mesmo.

Devemos sempre nos colocar a serviço do próximo, procurando dar mais que receber auxílio, consolar que ser consolado, compreender mais o nosso semelhante que ser compreendido, amar sem ser amado.

E qual é a importância de tudo isso?

Encontrar a Paz tão almejada e auxiliar no aperfeiçoamento moral da raça humana.

Quando fazemos o bem aos outros, fazemo-lo a nós mesmos; quando perdoamos, recebemos o perdão de Deus por nossas falhas; quando o corpo morrer, entraremos trinfantes no Reino dos Céus pelo bem que fizemos aos outros _ “Morrendo é que nascemos para a vida eterna”.

A prece de Francisco de Assis nos remete a uma mudança de comportamento, transformando-nos, também, num instrumento de Paz, trabalhadores fiéis, colaborando com a Harmonia do Universo, auxiliando na transição planetária, fazendo da Terra um mundo novo: um Mundo de Regeneração.

BIBLIOGRAFIA

Obras básicas – Allan Kardec.