Mais Um Dezembro - Arlett C. Matheus - 12/2023

 ARLETT--MAIS-UM-DEZEMBRO

Dezembro é mês especial porque comemoramos o nascimento de Jesus, época em que recordamos suas mensagens, nos conscientizamos que é preciso acertar o passo na direção de seus ensinamentos e nos enchemos de boa vontade para mudar algo em nós.

Os dezembros se sucedem e nossas promessas de auto reforma se sucedem igualmente.

A aproximação do Natal e todas as providências peculiares a essa época, reuniões, confraternizações, comemorações natalinas, encerramento das atividades rotineiras, gera a sensação de renovação, de que um ciclo se encerra e outro começa. Esta impressão do novo, que envolve as pessoas, favorece as propostas de mudanças, traz a sensação de que é o momento propício da renovação, a oportunidade de materializar muitos projetos de vida acalentados durante o ano.

Jesus, espírito das esferas crísticas, de elevadíssima espiritualidade, que   nem temos vocabulário para traduzir, recebeu do Pai a missão sacrossanta de presidir a terra em toda sua formação, tornando-se o condutor da humanidade, iluminando a sua caminhada, através dos tempos, pelas estradas que levam ao reino de Deus.

Jesus Salvador, como é designado por alguns segmentos religiosos, aquele que tira o pecado do mundo, não veio para salvar a humanidade com seu sangue e sim conduzi-la, pela força de sua autoridade moral, para que se salve da ignorância, da maldade, da imprudência, da falta de amor. Ele é o Salvador na força dos seus exemplos e ensinamentos. Toda sua mensagem é salvadora se compreendida e colocada em prática.  

Como Ele   mesmo afirmou: É o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém irá ao Pai senão por Ele.

Sua verdade se resume em duas proposições, pois todo o restante é decorrência delas: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, “Está aí toda a Lei e os profetas” como ele próprio salientou.

“Em sua missão divina, veio ensinar aos homens que a verdadeira vida não está sobre a Terra, mas no reino dos céus; (veio) ensinar o caminho que para lá conduz; os meios de se reconciliar com Deus e os prevenir sobre a marcha das coisas futuras para o cumprimento dos destinos humanos”

O Espírito Verdade refere-se a Jesus como nosso Guia e Modelo.

Guia, é para ser seguido, Modelo, é para ser copiado.

Em assim sendo, nossa meta é “ouvir e ver” suas  Verdades, refletir em como segui-lo, qual comportamento adotar, tê-lo realmente como guia em todas as situações.

Se realmente nos dispomos adotar esse critério, passar tudo pelo crivo das lições que Ele nos deixou, não adoraremos Jesus improdutivamente, nossa fé não será inoperante pois sentiremos a necessidade de colaborar, de participar do “programa salvador” do Cristo, da forma que nos seja possível”

Emmanuel, em “Fonte Viva, lição 74, diz: “Quando Jesus encontra Santuário no coração de um homem, modifica-se-lhe a marcha inteiramente”. Acrescenta na lição 17, da mesma obra, que “Jesus, desde o primeiro dia da Boa Nova, convida, insiste e apela junto das almas para que se convertam em instrumentos de sua Divina Vontade...em braços humanos que o realizem e intensifiquem...”

Nos engajemos no projeto de regeneração planetária proposto pelo Mestre Jesus, sejamos os apóstolos da modernidade nós que, de priscas eras, caminhamos tentando acertar nosso passo com os do Mestre dos Mestres.

Dezembro é mês especial, comemoramos o nascimento do Cristo com festas, confraternizações, presentes, cantos coralísticos e muitas luzes!

Que esta comemoração se amplie para os todos os dias de nossa vida, que nossas atitudes sejam iluminadas, sonorizadas nos cânticos do amor fraterno que a todos abriga e irmaniza. Sejamos o reflexo daquele que é nosso Guia e Modelo e possamos dizer como Paulo:

- “Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim”- passagem da carta de Paulo aos Gálatas.

Que Jesus nos ilumine a todos e nos agasalhe em seu amor.

 

Allan Kardec - E.S.E. – cap.I - 4

Emmanuel Fonte Viva, Lições 17 e 74