Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho - Rubens de Araujo - 09 2023

 PAGINA-3

 

 Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho

Rubens de Araujo

 

            No livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, temos “a revelação da missão coletiva de um País” como define o Espirito Emmanuel, que o prefacia. Ditado em 1938 a Chico Xavier, nele o Espirito Humberto de Campos, analisa fatos da Historia do Brasil objetivando demonstrar a Missão Evangelizadora da Nação e o acompanhamento feito por Jesus do seu processo evolutivo. A partir de dados colhidos no Plano Espiritual, tece comentários sobre a Escravidão, os Movimentos Nativistas, a Independência, o Espiritismo e o Movimento Espirita no Brasil. Explica a missão da Pátria Brasileira como “Coração Espiritual da Terra”, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espirita, codificada por Allan Kardec, teve em nosso País, concitando o povo à prática do Evangelho de Jesus, a fim de irradiar à Humanidade a Paz e a Fraternidade.

É justamente a respeito destes objetivos, em destaques, destinados ao Brasil, que vamos nortear o presente artigo, fazendo referencia a dois expressivos trabalhadores da Seara Espirita nos campos da atividade mediúnica, assim como da assistência e promoção social e espiritual do ser humano, em nosso País, dos últimos tempos, sem esquecermos obviamente de tantos outros exemplos deste grande Celeiro de Nobres Almas que é o nosso Brasil,  que cumprem e cumpriram suas missões nas tarefas impessoais e previamente delineadas no plano espiritual; deixando ao Caro Leitor a sugestão da leitura da Obra ora citada, se ainda não o fez, justamente para não cometermos injustiça com todos outros Elementos da vanguarda cristã, a exemplo de Bezerra de Menezes, o grande discípulo do Espirito Ismael, que veio cumprir no Brasil elevada missão.

            Francisco Candido Xavier, “a maior antena mediúnica e paranormal de todos os tempos”, conforme o denominou Divaldo, espalhou através de centenas de livros psicografados, gerando milhões de exemplares em  vários idiomas, luz por séculos, iluminando consciências do mundo, desbravando o mundo espiritual. Depois de Kardec, Chico é a maior expressão doutrinaria que surgiu na Terra. Modelo exemplar de trabalho e humildade, porta-voz dos Espíritos por anos, exemplo de dignidade, abnegação, correção e disciplina.

 Chico é o homem-paz, o homem-amor, que continua vivo nos altos planos da vida e imortalizado nos feitos e exemplos que dignificam e honram, não só a Doutrina Espirita, mas o Cristianismo. Através de milhares de cartas psicografadas ajudou a cicatrizar enumeras chagas abertas nos corações aflitos, principalmente pela ausência momentânea de entes queridos que regressaram ao Mundo Espiritual.

Chico desencarnou aos 92 anos de idade, no dia 30/06/2002, no mesmo dia em que o Brasil estava em festa, pois comemorava-se a conquista da Copa do Mundo de futebol.

            Divaldo Pereira Franco, outro exemplo que continua a propagar o Evangelho pelo nosso País e pelo Mundo, que no dia 07 de setembro de 1947, portanto no mesmo dia em que o Brasil comemora a sua Independência, juntamente com Nilson Pereira e um grupo de entusiastas fundaram em Salvador (BA) o Centro Espirita Caminho da Redenção.

 Posteriormente, em 1952 edificou a Mansão do Caminho, Instituição que hoje é um admirável complexo sócio educacional com 83.000 m2 e dezenas de edificações que atende a milhares de crianças e jovens de famílias de baixa renda, em um dos bairros mais carentes de Salvador. Milhares de crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho. Verdadeiro modelo de Instituição Espirita, inscreve-se entre as de maior volume de atendimento no País.

            A vida de Divaldo tem sido de trabalho, renuncia, amor e dedicação ao próximo, tem deslumbrado o mundo com suas mensagens arrastando multidões para ouvi-lo. Seu verbo inflamado pelo calor da inspiração mediúnica sensibiliza as pessoas e as leva a amar Jesus. Ao longo de sua incansável trajetória como divulgador da Doutrina Espirita realizou milhares de conferencias no Brasil e em dezenas de países pelo Orbe.

            Através de centenas de obras psicografadas, concebendo milhões de exemplares, das quais várias foram traduzidas para outros idiomas, tem sido um Semeador de Estrelas, um Peregrino do Senhor; evangelizando almas e iluminando consciências.

            Chico e Divaldo que receberam a oportunidade de facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e de fé raciocinada representam aqui a coletividade Espirita em nosso País, que no dia a dia constroem e solidificam o Evangelho de Jesus, nas diversas Instituições Espiritas espalhadas por toda a Pátria do Evangelho, com a coordenação Espiritual de Ismael, que recebeu de Jesus a elevada missão de ser o zelador dos patrimônios imortais que constituem a terra do Cruzeiro.