O Valor da Mediunidade - Nilza V. Mello - 08/2023

IMAGEM-NILZA

 

 

 

 

 

 

 

 

0 VALOR DA MEDIUNIDADE

                                                                                       Nilza V. Mello

Jesus prometeu um outro Consolador. O Espírito de Verdade preside a sua instituição, trazendo uma suprema consolação aos deserdados da Terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um fim útil a todas as dores.

A chegada da Doutrina foi um grande acontecimento, assinalando uma nova etapa de progresso espiritual para os povos e nações.

O recurso especial pelo qual os Espíritos se comunicaram conosco foi a Mediunidade, uma faculdade natural da criatura humana que existe desde todos tempos. Não foi o Espiritismo que a criou. Existem inúmeros relatos sobre a sua existência na História de todos os povos. Ela vem para que o homem não se perca pelo Materialismo, pelo Ateísmo ou pela fantasia religiosa, uma vez que os Espíritos, em se comunicando, não deixam dúvidas sobre a sobrevivência da alma após a morte do corpo físico.

Espíritos de escol revelaram aos homens, através de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal.

De acordo com Lucas (Ato dos Apóstolos, cap. XI, 22): “Quando o homem valente, bem armado, guardar a sua casa, os seus bens estarão seguros; mas quando vier outro mais valente, tirar-lhe-á toda a armadura em que confiava e repartirá os seus despojos”.

Entendemos pela passagem bíblica de  Lucas que o Espiritismo, em seu cumprimento, realizará, sem dúvida, o seu mais alto desiderato (objetivo), solucionando a questão religiosa obscurecida pelos mercadores da fé e pelo menosprezo das pessoas para as coisas espirituais.

A explosão da Mediunidade, assinalada nas Escrituras, como grande fator das manifestações espíritas não só entre crentes e descrentes, não deixará de se realizar e está chegando o tempo em que adeptos de todas as religiões serão forçados a procurar a Verdade que se descortinará inteira.

As religiões do futuro hão de encontrar no Espiritismo as provas da sobrevivência e as regras da vida no Além, ao mesmo tempo que o princípio de uma união íntima das duas humanidades, visível e invisível, em sua ascensão para o Pai comum. Portanto, a  Mediunidade será um dos elementos para que todas se unam no tempo certo, quando haverá um rebanho para um só pastor.

Então a explosão da Mediunidade é acontecimento sensacional e a profecia de Joel ( A.A., cap. II), repetida por Pedro, no Cenáculo de Jerusalém, verá a sua ampla realização, pois diz o Senhor: “Nos últimos dias, derramarei meu Espírito sobre toda a carne, vossos filhos, vossas filhas profetizarão, vossos mancebos terão visões e os vossos velhos terão sonhos”.

É o anúncio da difusão da Mediunidade, a qual se revela, em nossos dias, nos indivíduos de todas as idades e, por conseguinte, da manifestação universal dos Espíritos, trazendo para o mundo idéias novas.

O Espiritismo dando à Mediunidade um tratamento próprio percebeu que se tratava de um poderoso recurso de evolução, promovendo o progresso espiritual do ser humano e da coletividade.

BIBLIOGRAFIA

“ O Livro dos Mediuns”, “O Evangelho segundo O Espiritismo” – “A Gênese” – Allan Kardec

“Parábolas e Ensinos de Jesus” – Cairbar Schutel

“O Problema do Ser, do Destino e da Dor” – Léon Denis