O MENSAGEIRO - JULHO 2023

Índice de Artigos



       

CONCEITOS ESPÍRITAS: ESCLARECENDO E DESMISTIFICANDO”

ORIGEM DA CÓLERA: ORGULHO FERIDO – Nilza V. Mello

 

Cólera é a manifestação de um sentimento que se expressa por atitudes grosseiras em represália a uma contrariedade qualquer.

Na questão 181, do livro “O Consolador”, Emmanuel diz “Cólera  nada mais significa que um traço de recordação dos primórdios da vida humana em suas expressôes mais grosseiras”.

Encontramos a causa da cólera no orgulho ferido, que faz o homem se revoltar diante da menor contrariedade. Só que a cólera é causadora de muitos males orgânicos que atingem aquele que a cultiva, além de constituir um comportamento antifraterno, perante os que o cercam, próprio de um ser ainda imperfeito, cujos erros precisam ser combatidos e corrigidos. Emmanuel também nos diz que “A energia serena edifica sempre, mas a cólera impulsiva é um vinho envenenado cuja embriaguez sempre desperta a alma com o coração tocado de amargosos ressaibos”.

Reside no espírito a origem de todas as nossas manifestações e ações, por isso se faz urgente a eliminação da cólera através de nossa reforma íntima.

Isso porque a cólera, além de prejudicar aquele que a ela se predispõe, debilitando-lhe a saúde, afasta seus amigos, parentes e os bons Espíritos. As suas atitudes de revolta e rebeldia se refletem naqueles que o cercam, causando-lhes sofrimento e mal- estar, em razão de vê-lo nesse estado, fazendo-os se sentir infelizes.

Essa imperfeição poderá levar a pessoa cometer, num acesso de fúria, um ato que deploraria a vida toda. Não há , na atualidade, casos e mais casos que demonstram essa insensatez que lhe trará grandes sofrimentos  por muito tempo?

Então, como evitar a cólera, como defender os valores que julgamos corretos sem ficarmos transtornados, raivosos, contrariados?

Respeitando nos outros sua forma de pensar, sem perder a confiança em Deus e em sua sabedoria, conseguimos vencer a nossa grande inimiga: ”a impulsividade”.

Se formos bloqueados em nossa ação, que julgamos acertada, não nos revoltemos. Querer impor a nossa vontade, quando não somos compreendidos, nao resolve o problema.

O segredo do sucesso é aguardar pacientemente, pois a verdade prevalecerá sempre.

Para eliminarmos a raiva de nosso coração é necessário operarmos uma mudança no nosso interior, mediante o uso da vontade, inteligência e livre-arbítrio, dirigido para o bem.

Busquemos a força necessária no Evangelho de Jesus e na prece, através da qual angariamos o auxílio do Alto e o equilíbrio renovador.

Residindo a origem da cólera no orgulho ferido é justamente ele que precisamos eliminar de nossas almas, mediante o esforço que devemos empreender para combatermos as nossas más tendências e imperfeiçôes.

“O tapa na cara, explícito ou camuflado, é sempre desafio humilhante, que mobiliza os instintos mais profundos para o contra-ataque imediato.

Entretanto Jesus te convida à prudência e à tolerância. Claro que o Mestre Divino não sugere que te exponhas, inerme, às agressões. Apenas recomenda que tuas atitudes não sejam declarações de guerra, mas revelem tanto quanto possível proposta de paz.

Não há dúvida de que apanhar é ruim, contudo, na perspectiva espiritual, bater é pior” (Espírito André, psicografia de Antônio Baduy Filho).

Bibliografia

 

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec

“O Consolador”, Emmanuel (Chico Xavier)

“Vivendo o Evangelho”, vol. I (Espírito de André Luiz ( psicografia de Antônio Baduy Filho)

  

 

 


 

MISSÃO DO ESPIRITISMO NO MUNDO E EM ESPECIAL NO BRASIL

Rubens Araujo

 

O Espiritismo é uma doutrina que busca compreender a natureza e o destino dos espíritos, bem como as relações entre o mundo espiritual e o mundo material. O Espiritismo se baseia nos ensinamentos de Allan Kardec, que codificou as mensagens dos espíritos superiores em livros que formam a base da Doutrina Espírita, tais como O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

A missão do Espiritismo é iluminar as consciências, promover a reforma íntima e a caridade e preparar a humanidade para a nova era de regeneração que se aproxima. O Espiritismo não é uma religião dogmática, mas uma ciência filosófica que respeita todas as crenças e incentiva o livre exame e a razão. O Espiritismo também não é uma seita, mas um movimento universal que abrange todos os povos e culturas.

O Espiritismo tem como princípios fundamentais a existência de Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação, a lei de causa e efeito, a comunicação com os espíritos, a pluralidade dos mundos habitados e a moral evangélica. Esses princípios revelam a justiça e a bondade de Deus, que criou todos os seres para evoluírem e se aperfeiçoarem através das múltiplas existências. Esses princípios também mostram o sentido da vida, que é o progresso moral e intelectual, e o objetivo da existência, que é a felicidade.

O Espiritismo oferece consolo, esperança e orientação para todos os que sofrem, duvidam ou buscam a verdade. O Espiritismo também estimula o trabalho no bem, o amor ao próximo e a fraternidade universal. O Espiritismo é, portanto, uma fonte de luz para a humanidade, que cumpre a promessa de Jesus de enviar o Consolador, o Espírito da Verdade, que nos ensinaria todas as coisas e nos lembraria de tudo o que ele disse.

O avanço do conhecimento do mundo espiritual através do Espiritismo é uma realidade que se manifesta de diversas formas. Uma delas é o aumento do número de adeptos e simpatizantes da doutrina, que buscam na sua filosofia e na sua ciência respostas para as questões fundamentais da vida. Outra forma é o desenvolvimento das pesquisas científicas sobre os fenômenos espíritas, que procuram comprovar e explicar as evidências da sobrevivência da consciência após a morte do corpo físico. Uma terceira forma é a divulgação da cultura espírita, que se expressa em livros, revistas, jornais, rádios, televisões, filmes, teatros, músicas, artes plásticas e outras manifestações artísticas.

O avanço do conhecimento do mundo espiritual através do Espiritismo é uma contribuição valiosa para o progresso da humanidade, pois amplia a visão de si mesmo e do universo, estimula o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, incentiva a fraternidade e a solidariedade entre os seres, promove a paz e a harmonia no planeta e prepara o caminho para a era de regeneração que se aproxima.

O Espiritismo chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido por imigrantes franceses e portugueses que se estabeleceram no país. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer oficialmente o Espiritismo como religião, em 1884, e o que mais se identificou com a doutrina, que se adaptou à cultura e à diversidade religiosa brasileiras.

 

A acolhida do Espiritismo no Brasil foi marcada por alguns fatores, como:

- A busca por consolo e esperança diante das dificuldades sociais, políticas e econômicas que o Brasil enfrentava na época, como a escravidão, a abolição, a república, as guerras e as crises.

- A contribuição de personalidades brasileiras que divulgaram e defenderam o Espiritismo, como Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Divaldo Franco, entre outros.

Hoje, o Brasil é o país com maior número de espíritas no mundo, com cerca de 4 milhões de pessoas que se declararam espiritas, além de 40 milhões de simpatizantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nota:  É importante notar que esses números podem variar dependendo da fonte e do critério utilizado para definir quem é considerado um espírita ou simpatizante.

Há de consagrar finalmente que através da Lei 14.354, de 2022, foi instituído no Brasil o DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO, a ser comemorado anualmente no dia 18 de abril.

 

 

 


acontece-07-2023 

 


                                                                                 

 

23 anos do Portal da Luz

É com muita fé, alegria e trabalho que o Centro Espírita Portal da Luz completa 23 anos de fundação, com foco  no estudo da Doutrina Espírita e no esforço diuturno em inspirar trabalhadores e frequentadores a vivenciar o Evangelho de Jesus, nosso Mestre e Guia Maior, por meio da prática da Caridade em suas diversas formas, dentro e fora do “Portal da Luz”.

O estudo e a divulgação esmerados e diligentes do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita  foi e é foco onde mais se concentra a atuação do Portal da Luz, que desde a sua fundação em 29/07/2000 se dedica a oferecer diversas oportunidades de estudo aos frequentadores e trabalhadores, com vistas à tarefa de ser ferramenta auxiliar na promoção do progresso ético e intelectual da criatura humana.

E é assim que o “Portal da Luz” completa seu 23º ano de fundação, se esforçando em cumprir sua missão de oferecer Evangelização Infantil, Mocidade, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, além de Grupos de Estudos de Doutrina Espírita em níveis desde os mais gerais até os mais específicos, em variados dias e horários da semana, com aprimoramento contínuo da metodologia aplicada aos estudos.

No esforço de cumprir sua missão de divulgar o Evangelho de Jesus e a Doutrina Espírita, desde 24 de Julho de 2016 o “Portal da Luz” mantém trabalho de gravação e divulgação das Palestras Públicas proferidas na Casa às Sextas-feiras às 20:00hrs e Domingos às 9:00 hrs, por meio do “Canal”  https://www.youtube.com/@ceportaldaluz/about  mantido na Rede Social YouTube, veículo de divulgação que já conta com 609 vídeos em sua Playlist e mais de 229.549 visualizações.

Na Assistência e Promoção Social o “Portal da Luz” mantém trabalho de visitas fraternas mensais a idosos Asilados e campanhas permanentes de arrecadação de leite, roupas, cobertores, alimentos e de recursos em dinheiro que são investidos na compra dos mais variados produtos, mas sobretudo de Fraldas Geriátricas e remédios, entre outros itens que são doados às famílias carentes assistidas pela Casa e também à Asilos e outras Instituições Filantrópicas de Araraquara, doações que o Portal realiza como forma de apoia-las nas suas tarefas de assistência.

O “Portal” oferece Atendimento Espiritual à comunidade em geral às quintas-feiras e sábados à tarde, sempre a partir das 13:30 hrs, baseado no Evangelho de Jesus e na Doutrina Espírita com foco massivo no esclarecimento da criatura humana de que a Verdadeira Cura  de nossas enfermidades físicas e libertação dos procesos obssessivos  é produto da cura do Espírito, ou seja, da eliminação das causas de nossas dores físicas e espirituais, por meio da sublimação de nossos vícios e da transmutação destes na virtude por excelência que é a Caridade, segundo a entendia Jesus.

Outro foco concentrado da atuação do “Portal da Luz” é a “Evangelização” por meio da qual a Casa tem se esforçado através de seus trabalhadores,  em contribuir com a formação de crianças e jovens, estimulando-os a se tornarem seres humanos mais conscientes da sua condição de Espírito Imortal em processo evolutivo, conscientes de seus deveres e responsabilidades para com o outro e com a Comunidade, participando efetivamente na construção de um futuro melhor, enfim, estimulando-os a serem mais justos, honestos, compassivos e, via de consequência, mais caridosos.

Então é com muita alegria, fé e esperança no futuro que os frequentadores e trabalhadores comemoram os 23 anos do “Centro Espírita Portal da Luz” dedicando-se ao trabalho, ao estudo do Evangelho e da Doutrina Espírita na tentativa de contribuir, ainda que só um pouquinho, para a construção de um mundo melhor, a partir da formação de seres humanos melhores, a começar por nós mesmos.

Carlos Eduardo Patrocínio Rosa

           Vice-presidente

 

 

 


                                               Cartaz-EMEARA-2023b

 

ENCONTRO DAS MOCIDADES ESPÍRITAS DE ARARAQUARA

 

Anualmente, as mocidades espíritas da USE Intermunicipal Araraquara e da Aliança Espírita Evangélica - Regional Araraquara, se reúnem para realizar o EMEARA – Encontro das Mocidades Espíritas de Araraquara. O encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro. A edição deste ano trará de volta o formato de dois dias que era realizado antes do período de pandemia; o início será às 15h30 no sábado e, o término, às 16h no domingo.

O tema escolhido para esse ano será “Eu entendo, eu aceito, eu compreendo - A espiritualidade como caminho para lidar com a frustração e cultivar a tolerância.” Os jovens poderão aproveitar este fim de semana doutrinário com música, vivências, estudo e muita confraternização. O período de inscrição será de 30 de julho a 10 de setembro. A idade mínima para participação é de 12 anos. Para maiores informações, acesse a página do Facebook digitando “@emeara2023”. Também é possível seguir o EMEARA no Instagram: @emearaaq. Mais informações também podem ser obtidas com o dirigente de sua mocidade espírita ou através do WhatsApp: (16) 99604-2584.

Lucas Primani

Diretor do Departamento de Mocidade da USE Intermunicipal de Araraquara

 

DEPARTAMENTO DE MOCIDADE NAS REDES SOCIAIS
Acesse a página do Departamento de Mocidade da USE para ficar por dentro sobre assuntos de mocidade: “dm3use” e “https://linktr.ee/dm3use” (banco de estudos, músicas e dicas). O DM/USE Intermunicipal Araraquara mantém a página do facebook: “@dmiararaquara” e um perfil no Instagram: “@dmi.araraquara”.
Lucas Primani
Diretor do Departamento de Mocidade da USE Intermunicipal de Araraquara


Locais e horários das reuniões de estudo das mocidades espíritas da USE Intermunicipal Araraquara:

Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo
Rua Alice Pavão Cariza, 372, Jd. Águas do Paiol - Araraquara
Horário: sábado, 10h15.

Sociedade Espírita “O Consolador”
Av. Sebastião Aparecido Lopes, 201 – Santana
Horário: quinta-feira, 20h.

Centro Espírita Francisco de Assis
Av. Santa Maria, 41, Vila Sta. Maria (Vila Xavier) - Araraquara
Horário: sábado: 17:00h.

Sociedade Beneficente Obreiros do Bem
Rua Itália, 1935, Centro - Araraquara
Horário: domingo, 9h.

Centro Espírita Portal da Luz
Rua Luiz Saska, 181, Jardim Celimar - Araraquara
Horário: domingo, 10h.

   

 


ser-esprita

  

SER ESPÍRITA

Ouço sempre no meio espirita, dizer que somos os “trabalhadores da ultima hora” que temos o compromisso de trabalho com o Evangelho de Jesus, nada mais verdadeiro.

Os tempos são chegados, estamos vivendo num mundo em transformação e fazendo uma analogia com a reforma de casa, morando nela, a poeira, a bagunça, a sujeira, para que a reforma se conclua, não é fácil passar por essa transformação.

Conceitos sendo questionada, nova ordem sendo impostas, atitudes que contradizem os preceitos cristãos, como a legalização do aborto, uso abusivo de drogas, sexo sem compromisso, trazem para nós espiritas reflexões profundas.

O ser espirita está justamente em viver o trabalhador da ultima hora, fazendo jus a salario igual aqueles que iniciaram na primeira hora.

Ser espirita é ter coragem de dizer por que somos contra o aborto. Ser espirita é entender que sexo é um patrimônio da lei moral da reprodução.

Ser espirita é compreender ainda a ignorância daqueles que desconhecem a lei da ação e reação e trazer esse conhecimento  através de nossas posturas diante de uma sociedade aturdida pela falta de atitudes éticas.

Ser espírita é ser luz, quando todos caminham na escuridão.

Ser espírita é ser o “trabalhador da última hora”, trabalhando na reconstrução do reino de Deus em nós, no próximo e na comunidade.

Que possamos ser espírita.

Lea C. Micelli

Diretora do Departamento de Assistência e Promoção Social da Use Intermunicipal de Araraquara.

  


imagem-arlett-07-2023

 

O ESPÍRITO COMANDA O CORPO
Arlett R. Celli Matheus

O Livro Dos Espíritos, questões 367 a 372, esclarece sobre o intercâmbio de influências entre corpo e espírito. Importante é dar a ambos os verdadeiros papéis nas nossas experiências de vida.
“A matéria é um envoltório do Espírito, como o vestuário é o envoltório do corpo. Unindo-se ao corpo, o espírito conserva os atributos de sua natureza espiritual”
Após a união com o corpo, o exercício das faculdades do espírito ficam subordinadas aos órgãos que lhe servem de instrumento. Os órgãos são, portanto, instrumentos de manifestação das faculdades da alma.
Quanto maior o desenvolvimento e o grau de perfeição desses órgãos, mais facilitada será a manifestação do espirito, assim como a boa qualidade de um trabalho está na dependência da boa qualidade da ferramenta.
As faculdades se enfraquecem pela grosseria da matéria como um vidro opaco se opõe à livre emissão da luz, o que significa dizer que a matéria influencia, entrava, em maior ou menor proporção, o exercício das faculdades do reencarnante.
No entanto, fique bem claro que as aptidões, as qualidades, o caráter, o gênio, são características do espirito. NÃO CONFUNDIR O EFEITO COM A CAUSA.
No item VI, da introdução de O L.E. Allan Kardec realça: “As qualidades da alma são as do Espírito que está encarnado em nós; assim o homem de bem é a encarnação do bom Espírito, e o homem perverso a de um Espírito Impuro”
Ao encarnar, o espírito traz certas disposições. Admitindo-se para cada uma, um órgão correspondente no cérebro, o desenvolvimento desses órgãos será um efeito, não uma causa. São as faculdades, próprias do espírito, que conduzem esse desenvolvimento.
Se as faculdades se originassem nesses órgãos, os maiores gênios, sábios, poetas, seriam obras do acaso que lhes deu órgãos especiais. Não haveria justiça divina e estes extraordinários, não teriam valor próprio. “Admiti, ao contrário, que os órgãos especiais, se é que existam, são consequentes e se desenvolvem pelo exercício da faculdade, como os músculos pelo movimento...”
Os órgãos tem influência sobre a manifestação das faculdades, mas não produzem a faculdade.
Um bom musico não pode expressar-se bem com um mau instrumento, o que não o impede de ser um bom músico.
Um gênio que, numa existência, tenha feito mal uso das suas faculdades, da sua inteligência, pela lei de causa e efeito, se verá aprisionado por um corpo que lhe incapacita a manifestação de sua genialidade. Ele não deixou de ser gênio mas a manifestação dessa faculdade ficou prejudicada pelo corpo deficiente.
Assim acontece com os cretinos e idiotas. “Eles tem, muitas vezes, mais inteligência do que aparentam. Sofrem a insuficiência de um corpo, assim como o mudo sofre a insuficiência física que o impede de falar. A manifestação desses espíritos está prejudicada por órgãos não desenvolvidos ou desarranjados”
Essas incapacidades configuram expiações. É o corpo que está desorganizado e o espirito sofre, naquela encarnação, a ação da matéria que o impede de manifestar-se plenamente.
O espírito, diante dessas adversidades do corpo, reage de forma múltipla, com aceitação, com resignação, com rebeldia, sentindo a influência do corpo com insuficiências. Cabe a ele ser um vencedor ou um perdedor em sua experiência provacional ou expiatória.
No dia a dia, o homem comum vivencia relacionamentos, situações, que lhe provocam emoções, que nada mais são do que respostas a uma situação.
Emoções básicas de medo, alegria, rancor, ódio, dor, desespero, acontecem provocadas pelo meio ambiente ou pelo próprio corpo. Quem as sente e reage é o Espirito e conforme a reação surgem os distúrbios orgânicos.
Diz o Dr. Juan Hitzig, que “cada pensamento, gera uma emoção, mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam nosso organismo”
Essas emoções podem ser boas ou nocivas e sempre promovem a secreção de hormônios, fluidos, benéficos ou corrosivos ao organismo.
Aquele Espírito instável, colérico, irritadiço, ansioso, vai promover secreções diferentes do Espírito bom, tranquilo, respeitador com os deveres e direitos seus e do próximo, preocupado em agir e crescer no bem, em cuidar-se como ser espiritual.
A repetição dessas atitudes refletem-se no corpo e podem tornar-se uma característica daquele indivíduo, influenciando o funcionamento de órgãos que lhe sofrem a ação.
Assim os atrabiliários, comprometem funções do fígado, estômago e outras funções orgânicas. Não foi a produção excessiva da bílis que motivou esse comportamento e sim o Espirito irritadiço e descontrolado pelas ocorrências com que se depara.
“A bílis é produzida pelo fígado e é recolhido na vesícula biliar. Estes dois órgãos são vulneráveis às emoções iradas, como a raiva, a irritabilidade, a frustração, o ressentimento, o ciúme e a inveja”- fonte Internet
Vemos que as emoções, ou sejam, as reações do Espírito, são responsáveis por nossa saúde ou bem-estar.
O que aprendemos com tudo isso?
Que temos que nos ver e sentir como Espíritos em evolução, vencendo dificuldades, conquistando valores, amando-nos e ao próximo, mantendo o equilíbrio emocional e orgânico. Desta forma preservaremos a saúde do corpo e da alma. Nos beneficiaremos e aos que caminham conosco.
Vivemos para atingir o equilíbrio das duas asas, as do conhecimento e da moralidade, que possibilitarão alcançar a perfeição prevista para todos nós.
BEM AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS, ensinou Jesus.

 


12