Missão do Espiritismo no Mundo e em Especial no Brasil - Rubens Araujo - 07/2023

 

MISSÃO DO ESPIRITISMO NO MUNDO E EM ESPECIAL NO BRASIL

Rubens Araujo

 

O Espiritismo é uma doutrina que busca compreender a natureza e o destino dos espíritos, bem como as relações entre o mundo espiritual e o mundo material. O Espiritismo se baseia nos ensinamentos de Allan Kardec, que codificou as mensagens dos espíritos superiores em livros que formam a base da Doutrina Espírita, tais como O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

A missão do Espiritismo é iluminar as consciências, promover a reforma íntima e a caridade e preparar a humanidade para a nova era de regeneração que se aproxima. O Espiritismo não é uma religião dogmática, mas uma ciência filosófica que respeita todas as crenças e incentiva o livre exame e a razão. O Espiritismo também não é uma seita, mas um movimento universal que abrange todos os povos e culturas.

O Espiritismo tem como princípios fundamentais a existência de Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação, a lei de causa e efeito, a comunicação com os espíritos, a pluralidade dos mundos habitados e a moral evangélica. Esses princípios revelam a justiça e a bondade de Deus, que criou todos os seres para evoluírem e se aperfeiçoarem através das múltiplas existências. Esses princípios também mostram o sentido da vida, que é o progresso moral e intelectual, e o objetivo da existência, que é a felicidade.

O Espiritismo oferece consolo, esperança e orientação para todos os que sofrem, duvidam ou buscam a verdade. O Espiritismo também estimula o trabalho no bem, o amor ao próximo e a fraternidade universal. O Espiritismo é, portanto, uma fonte de luz para a humanidade, que cumpre a promessa de Jesus de enviar o Consolador, o Espírito da Verdade, que nos ensinaria todas as coisas e nos lembraria de tudo o que ele disse.

O avanço do conhecimento do mundo espiritual através do Espiritismo é uma realidade que se manifesta de diversas formas. Uma delas é o aumento do número de adeptos e simpatizantes da doutrina, que buscam na sua filosofia e na sua ciência respostas para as questões fundamentais da vida. Outra forma é o desenvolvimento das pesquisas científicas sobre os fenômenos espíritas, que procuram comprovar e explicar as evidências da sobrevivência da consciência após a morte do corpo físico. Uma terceira forma é a divulgação da cultura espírita, que se expressa em livros, revistas, jornais, rádios, televisões, filmes, teatros, músicas, artes plásticas e outras manifestações artísticas.

O avanço do conhecimento do mundo espiritual através do Espiritismo é uma contribuição valiosa para o progresso da humanidade, pois amplia a visão de si mesmo e do universo, estimula o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, incentiva a fraternidade e a solidariedade entre os seres, promove a paz e a harmonia no planeta e prepara o caminho para a era de regeneração que se aproxima.

O Espiritismo chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido por imigrantes franceses e portugueses que se estabeleceram no país. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer oficialmente o Espiritismo como religião, em 1884, e o que mais se identificou com a doutrina, que se adaptou à cultura e à diversidade religiosa brasileiras.

 

A acolhida do Espiritismo no Brasil foi marcada por alguns fatores, como:

- A busca por consolo e esperança diante das dificuldades sociais, políticas e econômicas que o Brasil enfrentava na época, como a escravidão, a abolição, a república, as guerras e as crises.

- A contribuição de personalidades brasileiras que divulgaram e defenderam o Espiritismo, como Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Divaldo Franco, entre outros.

Hoje, o Brasil é o país com maior número de espíritas no mundo, com cerca de 4 milhões de pessoas que se declararam espiritas, além de 40 milhões de simpatizantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nota:  É importante notar que esses números podem variar dependendo da fonte e do critério utilizado para definir quem é considerado um espírita ou simpatizante.

Há de consagrar finalmente que através da Lei 14.354, de 2022, foi instituído no Brasil o DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO, a ser comemorado anualmente no dia 18 de abril.