Origem da Cólera: Orgulho Ferido – Nilza V. Mello - 07/2023

CONCEITOS ESPÍRITAS: ESCLARECENDO E DESMISTIFICANDO”

ORIGEM DA CÓLERA: ORGULHO FERIDO – Nilza V. Mello

 

Cólera é a manifestação de um sentimento que se expressa por atitudes grosseiras em represália a uma contrariedade qualquer.

Na questão 181, do livro “O Consolador”, Emmanuel diz “Cólera  nada mais significa que um traço de recordação dos primórdios da vida humana em suas expressôes mais grosseiras”.

Encontramos a causa da cólera no orgulho ferido, que faz o homem se revoltar diante da menor contrariedade. Só que a cólera é causadora de muitos males orgânicos que atingem aquele que a cultiva, além de constituir um comportamento antifraterno, perante os que o cercam, próprio de um ser ainda imperfeito, cujos erros precisam ser combatidos e corrigidos. Emmanuel também nos diz que “A energia serena edifica sempre, mas a cólera impulsiva é um vinho envenenado cuja embriaguez sempre desperta a alma com o coração tocado de amargosos ressaibos”.

Reside no espírito a origem de todas as nossas manifestações e ações, por isso se faz urgente a eliminação da cólera através de nossa reforma íntima.

Isso porque a cólera, além de prejudicar aquele que a ela se predispõe, debilitando-lhe a saúde, afasta seus amigos, parentes e os bons Espíritos. As suas atitudes de revolta e rebeldia se refletem naqueles que o cercam, causando-lhes sofrimento e mal- estar, em razão de vê-lo nesse estado, fazendo-os se sentir infelizes.

Essa imperfeição poderá levar a pessoa cometer, num acesso de fúria, um ato que deploraria a vida toda. Não há , na atualidade, casos e mais casos que demonstram essa insensatez que lhe trará grandes sofrimentos  por muito tempo?

Então, como evitar a cólera, como defender os valores que julgamos corretos sem ficarmos transtornados, raivosos, contrariados?

Respeitando nos outros sua forma de pensar, sem perder a confiança em Deus e em sua sabedoria, conseguimos vencer a nossa grande inimiga: ”a impulsividade”.

Se formos bloqueados em nossa ação, que julgamos acertada, não nos revoltemos. Querer impor a nossa vontade, quando não somos compreendidos, nao resolve o problema.

O segredo do sucesso é aguardar pacientemente, pois a verdade prevalecerá sempre.

Para eliminarmos a raiva de nosso coração é necessário operarmos uma mudança no nosso interior, mediante o uso da vontade, inteligência e livre-arbítrio, dirigido para o bem.

Busquemos a força necessária no Evangelho de Jesus e na prece, através da qual angariamos o auxílio do Alto e o equilíbrio renovador.

Residindo a origem da cólera no orgulho ferido é justamente ele que precisamos eliminar de nossas almas, mediante o esforço que devemos empreender para combatermos as nossas más tendências e imperfeiçôes.

“O tapa na cara, explícito ou camuflado, é sempre desafio humilhante, que mobiliza os instintos mais profundos para o contra-ataque imediato.

Entretanto Jesus te convida à prudência e à tolerância. Claro que o Mestre Divino não sugere que te exponhas, inerme, às agressões. Apenas recomenda que tuas atitudes não sejam declarações de guerra, mas revelem tanto quanto possível proposta de paz.

Não há dúvida de que apanhar é ruim, contudo, na perspectiva espiritual, bater é pior” (Espírito André, psicografia de Antônio Baduy Filho).

Bibliografia

 

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec

“O Consolador”, Emmanuel (Chico Xavier)

“Vivendo o Evangelho”, vol. I (Espírito de André Luiz ( psicografia de Antônio Baduy Filho)